![]() |
imagem: google imagens |
Para compreendermos melhor como a matemática está presente em nossa vida,elaboramos uma atividade cujo objetivo era desenvolver o raciocínio lógico, a leitura e expressão oral e trabalhar a habilidade de resolver problemas envolvendo operações de adição e subtração.
Para isso, perguntamos para um grupo de alunos do 5º ano sobre 10 situações em que necessitamos dos números ou das operações matemáticas.
Vejam suas respostas.
- 1) O salário do pai com a mãe
- 2) O preço do picolé do tiozinho (um senhor que vende guloseimas no portão da escola)
- 3) Nossa altura
- 4) O dia do aniversário
- 5) Para tomar um remédio. Quantos copinhos?
- 6) Para fazer um bolo: a receita e a quantidade dos ingredientes
- 7) O ovo e a banana - a dúzia
- 8) O numero do celular
- 9) Qual é o horário do jogo
- 10) O troco do pão
Depois, fomos ajudando os alunos com estas sugestões.....
- 11) A velocidade dos carros
- 12)Qual a distância entre duas cidades? Quilômetro
- 13) Jogos: amarelinha, boliche, baralho
- 14) Brincadeiras de esconde-esconde (a criança esconde o rosto para contar de 1 a 10)
- 15) Usar a fita métrica para costurar (a criança é filha de costureira)
- 16) Minha idade
- 17) O número do tênis
- 18) O número da casa
- 19) Os preços no folheto do supermercado
- 20) Brincadeira do par ou ímpar
Depois disso, dividimos a turma em duplas (três duplas) para iniciarmos uma brincadeira.
Entregamos para cada membro um panfleto de supermercado.
Depois disso, entregamos para cada dupla uma nota simbólica no valor de 50,00 e pedimos que eles fizessem uma compra no "supermercado". Eles deveriam comprar apenas produtos alimentícios para fazer um lanche, tendo o cuidado de não gastar mais do que eles receberam. Além disso, eles deveriam ir até a lousa e registrar o que compraram e qual foi o valor total da compra.
Marcamos um tempo- 15 minutos - para que eles pudessem comprar e fazer o registro dos produtos na lousa.
Ganharia o jogo, quem terminasse primeiro e conseguisse comprar mais sem ultrapassar o valor de 50,00.
Percebemos que os alunos tiveram dificuldades para escolher o que comprar. Às vezes, ficavam em dúvida se o dinheiro daria ou não, pois precisavam fazer as contas no papel.
Uma dupla foi mais rápida nos cálculos, pois utilizou uma calculadora para as operações.
Outra dupla, achou mais interessante comprar produtos mais baratos para poder "levar mais" para casa.
O interessante é que, apesar de ter concluído a atividade por último, a dupla ganhadora, conseguiu realizar as operações de maneira correta (sem o uso da calculadora) e ainda assim, cumprir com o objetivo da brincadeira.
O que percebemos é que os números fazem parte do universo das crianças, pois elas relaram de forma muito rápida e fácil as situações em que aparecem os números. Entretanto, as crianças não estão acostumadas a fazer cálculos, principalmente mentais e por causa disso, ficam um pouco inseguras para realizarem as operações.
Me ajudou bastante,obgd.
ResponderExcluirTbm me ajudou muito
ResponderExcluirMto obrigada ajudou muito
ResponderExcluirMe ajudou bastante
ResponderExcluirobg
ResponderExcluir